domingo, 23 de outubro de 2011

Você precisa “se tocar”. Avon, também!

Naspec, firme contra o câncer de mama

Neste domingo (23), no Dique do Tororó, eu e os colegas de faculdade, Danúbio e Cris, participamos do Outubro Rosa, organizado pelo Naspec - Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer. Representamos a turma de Jornalismo do 4º semestre noturno da Faculdade da Cidade, que criou o projeto Doando Amor ao Naspec, fruto de Trabalho Interdisciplinar.

Esse ano, o evento teve a Caminhada para a Vitória, foi animado pela banda Solta o Som e contou com várias ações sociais. Uma coisa que me chamou a atenção foi o patrocínio do Instituto Avon. Assegurou praticamente toda estrutura do Outubro Rosa. Parecia que o ato foi do instituto e o Naspec, apenas um colaborador. Não vi a marca do Núcelo em nada do que foi mostrado e distribuído.

Entretanto, fiquei contente em ver o pessoal do Naspec com a marca produzida pelo Sindicato dos Comerciários de Salvador: Você precisa “se tocar”. Aliás, todo material produzido nessa parceria tem sempre a valorização do sindicato e, mais ainda, do Naspec.

Essa participação da Avon me faz refletir sobre como as empresas no capitalismo se apropriam de manifestações culturais e de campanhas sociais como essa para promoverem sua imagem.

Ok. Legal a Avon fazer parceria com a Femama (Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama) para desenvolver a campanha contra o câncer de mama. Mas, não dá pra conduzir-se no evento como se fosse o seu realizador e colocar entidades da importância do Naspec como coadjuvantes.

O Outubro Rosa é um movimento mundial, nascido em 1997, na Califórnia (EUA). Tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce.

O Naspec merece respeito. Afinal, acolhe e dá assistências a pessoas do interior da Bahia em 75 leitos hospitalares e uma equipe multidisciplinar formada por 61 profissionais voluntários, entre enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticas, terapeutas ocupacionais e psicólogas.

Toda mulher precisa “se tocar”. Ter consciência e fazer o exame de toque para prevenir o câncer de mama. Empresa que querem ajudar nessa luta também precisam se tocar. O Naspec precisa de ajuda, sim. Mas ninguém pode querer ser maior do que ele.

Um comentário:

  1. Claudio, muito legal. Não sabia que estava fazendo Jornalismo! Você vai ser um completo comunicólogo! Veja este site de criação de sites inteligentes. Acho que vai gostar. Abs http://www.wix.com/


    Paulo Esdras

    ResponderExcluir