Naspec, firme contra o câncer de mama
Neste domingo (23), no Dique do Tororó, eu e os colegas de faculdade, Danúbio e Cris, participamos do Outubro Rosa, organizado pelo Naspec - Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer. Representamos a turma de Jornalismo do 4º semestre noturno da Faculdade da Cidade, que criou o projeto Doando Amor ao Naspec, fruto de Trabalho Interdisciplinar.
Esse ano, o evento teve a Caminhada para a Vitória, foi animado pela banda Solta o Som e contou com várias ações sociais. Uma coisa que me chamou a atenção foi o patrocínio do Instituto Avon. Assegurou praticamente toda estrutura do Outubro Rosa. Parecia que o ato foi do instituto e o Naspec, apenas um colaborador. Não vi a marca do Núcelo em nada do que foi mostrado e distribuído.
Entretanto, fiquei contente em ver o pessoal do Naspec com a marca produzida pelo Sindicato dos Comerciários de Salvador: Você precisa “se tocar”. Aliás, todo material produzido nessa parceria tem sempre a valorização do sindicato e, mais ainda, do Naspec.
Essa participação da Avon me faz refletir sobre como as empresas no capitalismo se apropriam de manifestações culturais e de campanhas sociais como essa para promoverem sua imagem.
Ok. Legal a Avon fazer parceria com a Femama (Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama) para desenvolver a campanha contra o câncer de mama. Mas, não dá pra conduzir-se no evento como se fosse o seu realizador e colocar entidades da importância do Naspec como coadjuvantes.
O Outubro Rosa é um movimento mundial, nascido em 1997, na Califórnia (EUA). Tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce.
O Naspec merece respeito. Afinal, acolhe e dá assistências a pessoas do interior da Bahia em 75 leitos hospitalares e uma equipe multidisciplinar formada por 61 profissionais voluntários, entre enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticas, terapeutas ocupacionais e psicólogas.
Toda mulher precisa “se tocar”. Ter consciência e fazer o exame de toque para prevenir o câncer de mama. Empresa que querem ajudar nessa luta também precisam se tocar. O Naspec precisa de ajuda, sim. Mas ninguém pode querer ser maior do que ele.
Claudio, muito legal. Não sabia que estava fazendo Jornalismo! Você vai ser um completo comunicólogo! Veja este site de criação de sites inteligentes. Acho que vai gostar. Abs http://www.wix.com/
ResponderExcluirPaulo Esdras