quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Se conselho fosse bom... Esse é

Erasmo de Rotterdam, pensador holandês e autor do livro O elogio da loucura, dizia que "não há presente melhor que o bom conselho”. Usando a licença poética, e vendo a representatividade da composição do Conselho de Comunicação Social, mostra ser esse um bom conselho.


A Bahia sai na frente ao instalar o primeiro conselho de comunicação do país. Esse ato importante para o fortalecimento da democracia, com a participação da sociedade, foi conduzido pelo governador Jaques Wagner no dia 10.

Agora, a sociedade baiana terá voz para interferir no conteúdo do que é oferecido às famílias e à sociedade pelos meios de comunicação. As entidades que representam a população no órgão participarão do planejamento e da elaboração das políticas públicas de comunicação na Bahia. Presidido pelo secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida, ele tem caráter consultivo e deliberativo.

Essa é uma conquista dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda que sempre lutaram por liberdades em nosso país. E só foi possível por vivermos novos ciclos políticos no Brasil, iniciado por Lula em 2002 e continuado por Dilma Rousseff, e na Bahia, conduzido por Jaques Wagner.

Cabe agora aos representantes da sociedade civil, das empresas e do governo construírem boas políticas de comunicação para os baianos.

O mais importante é que esse instrumento assegure o direito à informação como um direito humano e garanta informação de qualidade, preservação da nossa diversidade cultural e regional, produção de conhecimentos avançados e liberdade de expressão (com responsabilidade) para construirmos uma sociedade melhor.

A composição

Instituições titulares - ABI (Associação Baiana de Imprensa), Faculdade de Comunicação da Ufba, TV Aratu, Grupo Tucano de Comunicação (empresas de rádio), jornal A Tarde, Rocha Propaganda e Marketing, SinditeleBrasil, (empresas de telecomunicação), Sepex-Uranus (empresas de mídia exterior), Rádio Comunitária Santa Luz, Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Associação Vermelho (mídias alternativas), Cipó Comunicação, Intervozes e Barão de Itararé (ONGs de comunicação), Associação Renascer Mulher, União Brasileira da Mulher, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Sinterp e site Bahia Notícias.

Suplentes - OAB-Bahia, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), TV Itabuna, Tudo FM, Jornal Folha do Estado, CCA Comunicação Propaganda, Central de Outdoor, Malagueta Cinema e Vídeo, Abraço, Sinttel, Instituto Cultural Nego d’Água, Unegro, Idesab,  Arcca, FNDC, CUT, UJS, Fetag/BA e site Notícias do Sertão.

Um comentário: