segunda-feira, 4 de julho de 2016

Valorizar a cidade criativa pra gerar emprego e renda




Reproduzo reflexão do movimento Novas Ideias 

Uma discussão que sempre vem à baila na terceira capital do País é como gerar emprego e renda numa cidade em que as atividades predominantes são de comércio e serviços. Isso muito em função da forma como Salvador foi ocupada, além de suas características históricas e naturais.

No mundo atual, o desafio é gerar desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável e com inclusão social. Por isso, o movimento Novas Ideias defende a valorização do que chamamos atualmente de cidade criativa.

Afinal, um povo criativo como o nosso merece uma cidade criativa, que promova trabalho e renda a partir da habilidade da sua população. É a cara de Salvador, que possui uma riqueza cultural celebrada pelo mundo inteiro.

“Nesse conceito novo de cidade, o poder público usa os espaços urbanos para integrar atividades artísticas, culturais e sociais. Sempre com a parceria governo-empresas. Assim, poderemos aumentar a produção cultural e artística; atrair e manter talentos; intensificar o turismo e promover a diversidade social”, afirma Aline Lima, presidente da UJS Bahia e membro do Novas Ideias.

A cidade criativa valoriza o conhecimento e as ideias, além de dar vida aos projetos das pessoas. “Está ligada à economia criativa, um conjunto de atividades que se utiliza das habilidades dos indivíduos ou grupos sociais. É uma cadeia produtiva capaz de gerar riqueza e empregos, e distribuir renda. Ganha a economia da cidade e melhora a qualidade de vida da população”, enfatiza Aline.

Cláudio Mota - jornalista, publicitário e responsável pelo Axé com Dendê

Compartilhe Novas Ideias: www.novasideiasparasalvador.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário